“O Subway pode tentar se promover como restaurante fast food saudável, mas não é uma alternativa muito mais saudável para adolescentes que os sanduíches do McDonald’s,” afirma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA). 
   Em estudo publicado Journal of Adolescent Health, os pesquisadores descobriram que os adolescentes que procuram o Subway têm consumido quase tantas calorias quanto os que frequentam o McDonalds. ” As refeições de ambos os restaurantes contribuem para excessos e obesidade,” afirma a pesquisa. 
   “Todos os dias, milhões de pessoas comem no McDonald e Subway, as duas maiores cadeias de fast food do mundo. Com a obesidade infantil em níveis recordes, precisamos saber o impacto na saúde das escolhas infantis em restaurantes,” disse Lenard Lesser, líder da pesquisa. 
   Os pesquisadores recrutaram 97 adolescentes com idades entre 12 a 21 anos para comprar refeições no McDonald e no Subway em um shopping center em Carson, na Califórnia. Os participantes foram para cada restaurante em diferentes dias da semana, em horas específicas. Os pesquisadores usaram o registro dos recibos para confirmar o que cada um comeu e estimar a contagem de calorias ingeridas. 
   Os resultados mostraram que médias de 1038 calorias no McDonalds e 955 calorias no Subway. “Descobrimos que não houve diferença estatisticamente significativa entre os dois restaurantes, disse Lesser, pesquisador do Palo Alto Medical Foundation Research Institute. ” O instituto recomenda que a merenda escolar não ultrapasse 850 calorias. Um adolescente deve consumir uma média de cerca de 2.400 calorias por dia,” afirma o pesquisador. 
   “O perfil de nutrientes no Subway se mostrou um pouco mais saudável, mas a comida continha três vezes mais sal que a média recomendada pelo instituto”, disse Lesser. Os autores sugeriram que o maior teor de sódio das refeições Subway provavelmente vem de carnes processadas, alimento associado com obesidade, doenças cardiovasculares e câncer.
   De acordo com os próprios pesquisadores, o estudo tem alguns pontos fracos como não acompanhar as refeições dos participantes pelo resto do dia, o que não deixou claro se eles comeram menos em outros momentos para compensar o excesso de calorias. Além disso, os participantes eram de um único subúrbio de Los Angeles e a maioria era de origem asiática ou mestiça. Isto pode apontar padrões de compra que não são aplicáveis a outras populações. 
Veja as principais conclusões do estudo 
   Os sanduíches comprados pelos participantes no Subway continham média de 784 calorias, contra 572 calorias no McDonalds. 
   Os participantes compraram bebidas com média de 61 calorias em Subway e 151 calorias no McDonalds 
   Os integrantes do estudo consumiram itens secundários, tais como batatas fritas que acrescentaram média de 35 calorias no Subway e 201 calorias no McDonalds 
   Foram consumidas 102 gramas de carboidratos no Subway contra 128 no McDonalds 
   As refeições continham média de 36 gramas de açúcar no Subway e 54 no McDonalds 
   A média de proteína atingiu 41 gramas no Subway contra 32 gramas no McDonalds 
   A ingestão de sódio média foi de 2.149 mg de Subway contra 1829 mg no McDonalds.

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