Frente fria traz ventos fortes entre terça e quarta-feira em SC! ATENÇÃO METEOROLÓGICA 25/07/2016 – EPAGRI/CIRAM

Nova onda de ar polar declina a temperatura nos próximos dias !

Na terça-feira (26/07), o tempo muda em SC com a passagem de uma frente fria, que deve provocar baixo acumulado de precipitação no Estado. No final do dia, a onda de ar polar que acompanha a frente fria atinge o Sul do Brasil e declina a temperatura, favorecendo pequena chance de neve nas áreas altas da serra entre a noite de terça (26/07) e madrugada de quarta-feira (27/07).

Nas madrugadas de quinta e sexta-feira (27 e 28/07), a temperatura mínima será próxima de 0°C e negativa (entre -1°C e -4°C), nas áreas altas do Oeste ao Planalto, com formação de geada.

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro é o melhor local durante uma tempestade!

Geada: agricultores deverão tomar medidas preventivas (Consulte a Epagri em seu município).

Onda de Frio: atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene frequente das mãos. Essas medidas são de grande valia na prevenção destas doenças, ressaltando que crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.