Confira algumas dicas para Manter uma alimentação Saudável:

1º Faça pelo menos três refeições diárias (café da manha, almoço e jantar). Também faça dois lanches saudáveis por dia nos intervalos. Não pule as refeições e evite intervalos muito longos entre elas.
Coma devagar, em ambiente tranqüilo, mastigando bem os alimentos.
3º Consuma diariamente legumes e verduras preferindo-os crus ou pouco cozidos. Preferencialmente cozinhe os vegetais no vapor.
4º Consuma feijão e arroz cinco vezes por semana. Esse prato é uma combinação completa de proteínas e faz muito bem para a saúde.
5º Prefira leite desnatado, queijo branco e carnes magras. Evite frituras.
6º Aumente o consumo de fibras, ingerindo as frutas com casca quando possível ( maçã, uva, ameixa, pêra, caqui) e desde que higienizadas corretamente. As fibras são responsáveis pela formação do bolo fecal, previnem constipação (intestino preso).
7º Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos, doces e recheados, balas, sobremesas doces e outras guloseimas.
8º Diminua a quantidade de sal adicionada as preparações. Prefira o uso de temperos naturais. Consumir esporadicamente alimentos enlatados, embutidos e temperos prontos.
9º Beba pelo menos dois litros diários de água. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.
10º Monte seu prato com alimentos de cores diferenciadas; quanto mais colorido o prato, maior a diversidade de vitaminas e minerais disponíveis.

Fonte: Unovital