No verão é importante aumentar o consumo de líquidos? Por quê? Sucos são uma boa opção? 

  • As altas temperaturas do verão favorecem a perda hídrica por meio do suor. Vale lembrar que a sede é um sinal de que já estamos desidratados, devendo a água ser oferecida antes que esse sinal se desencadeie. No verão, o chá e o suco também auxiliam na hidratação, mas vale lembrar que este último, além de água também contém calorias (para torná-los menos calóricos, procure não acrescentar açúcar). Com relação aos chás, opte pelos de ervas ou chá descafeínado, que são bons hidratantes.
  • Sucos de frutas frescas são melhores que os de polpa?
    Os sucos de frutas e de vegetais naturais contêm de 80 a 95% de água, 5 a 20% de carboidratos, e quantidades significativas de vitaminas e minerais. A vantagem do suco natural em relação à polpa é que muitas vitaminas e minerais presentes nestes alimentos são perdidos facilmente quando o alimento é manipulado (descascado, cortados congelado). Já que os sucos de frutas frescas podem ser consumidos imediatamente após o preparo, conservam melhor suas propriedades nutricionais do que aqueles que são congelados, embalados e manipulados por mais tempo.
  • Quando se transpira se perde que tipo de nutrientes? Como repor esta perda?
  • Com a transpiração excessiva perde-se muitos líquidos e minerais. Para se manter por mais tempo hidratado, os minerais e os eletrólitos são fundamentais. As fontes destes minerais e eletrólitos (sódio, potássio) são as frutas e os legumes. Por isso, uma ótima forma de se hidratar é utilizar sucos de frutas, preferindo até o melão e a melancia que além de serem fontes de potássio, são frutas com alto índice de água, não precisando de mais água para o suco e nem de açúcar adicionado.

Lembre-se quanto mais colorida e mais variada for sua alimentação menores são os riscos de desenvolver doenças e mais saudável você será!!!