Nutricionista ou nutrólogo? Qual desses profissionais consultar quando queremos emagrecer? De preferência os dois. Ambos têm vastos conhecimentos sobre as propriedades de cada alimento. Mas tanto sua formação quanto a estratégia para perder peso, são diferentes. Confira:

   Nutricionista é o profissional que estudou nutrição na graduação por 4 anos. Após a faculdade, cada um segue uma área de especialização que pode ser UAN (unidade de alimentação e nutrição – cozinha), nutrição clínica (fazendo nutrição em situação de doenças e também na saúde) ou saúde pública.

   Nutrólogo é um profissional que estudou medicina na graduação e depois fez algum curso ou residência em nutrição por, no máximo, um ano. Pela legislação esse profissional só pode atuar dentro de hospitais, como parte de uma equipe multidisciplinar, e apenas em nutrição enteral (via sonda) e parenteral (por veia).      

   Não é permitido a esse profissional a prescrição de dietas por via oral (boca), uma vez que, como vc viu acima, ele não está preparado para isso.
   Com especialização em doenças provocadas pela alimentação inadequada, o nutrólogo é capaz de avaliar carências de nutrientes no organismo, além de tratar obesidade e infecções gastrintestinais.