FLOR DE SAL
   A flor de sal ou coalho é a camada fina que se forma na superfície da maré salgada, durante a evaporação contínua (produção de sal marinho em salinas). Este sal não sofre nenhuma transformação, além da secagem natural ao sol, que elimina o tom rosa. Como não é beneficiada, a flor de sal contém todos os nutrientes da água do mar, como magnésio, iodo e potássio. A flor de sal é colhida diariamente, cuidadosamente e com um instrumento apropriado, evitando tocar o fundo. 
   A flor de sal é utilizada mundialmente por apreciadores e chefes de cozinha, devido seu sabor especial e sua maior riqueza em micronutrientes. Um nível adequado deste sal é muito importante para o bom funcionamento do nosso organismo. Apesar de todas qualidades nutricionais atribuídas à flor de sal, é preciso utilizá-la com moderação, pois é composta principalmente de cloreto de sódio, que pode elevar a pressão arterial como o sal comum.
    SAL LIGTH
   O sal ligth é chamado assim porque contém baixo teor de sódio. Ele é formado da mistura de cloreto de sódio e cloreto de potássio, sendo metade cada um; ou seja, neste tipo de sal, uma proporção de sódio foi substituída por potássio. Assim, o sal ligth tem 50% menos sódio (cerca de 196 mg/g) em sua composição, quando comparado ao convencional que tem 390 mg/g. 
Embora os dois possam ser chamados de sal, eles afetam o organismo de formas diferentes. Enquanto o potássio regula a retenção dentro das células, o sódio age fora das células. 
   Este sal possui sabor mais suave e evita a retenção hídrica e inchaço, isso porque o cloreto de sódio possui um maior poder de atração sobres as moléculas de água, muito maior do que o potássio (que é facilmente eliminado do organismo). Como o sal light possui 50% a menos de sódio, é por isso que podemos afirmar que, para uma mesma proporção de sal comum e sal light, este último contribui com um menor risco de retenção de água e inchaço pelo organismo.
   A troca do sal comum pelo ligth é uma boa opção, uma vez que a proporção de sódio é menor neste último. Apesar de ser recomendado as pessoas com hipertensão, o sal ligth não é indicado para pessoas com problemas renais, pois estes podem acumular potássio no corpo, o que aumenta os riscos de problemas cardíacos. 
    SAL COMUM:
   O sal comum é formado por cloreto de sódio, estas duas substâncias são importantes para o metabolismo das células. O sódio é fundamental no equilíbrio entre os fluídos corporais, ativa a transmissão de impulsos nervosos por todo o corpo e permite o funcionamento do cérebro e o controle das funções vitais do organismo. 
   O cloro é essencial para uma boa saúde e para o processo digestivo, pois é a base do suco gástrico que ajuda na digestão dos alimentos. Tanto o sódio como o cloro estão presentes em todos os tecidos e fluídos do corpo humano. 
   A recomendação de sal para adultos saudáveis (que não possuam hipertensão e nenhum outro problema cardiovascular) é de quatro a seis gramas de sal/dia, o que equivale a uma porção que varia entre 4 a 6 colheres de café ou saches por dia. 
   Já as crianças e idosos devem consumir menos sal.

Consulte o Nutricionista!