A anemia surge quando o conteúdo de hemoglobina no sangue está abaixo do normal, em decorrência da falta de um ou mais nutrientes essenciais (ferro, zinco, ácido fólico B6, vitamina B12 e proteínas). No entanto, na maioria dos casos é ocasionada pela deficiência de ferro na alimentação e  provoca cansaço, palidez, falta de apetite e dificuldade de aprendizagem, além de provocar outras doenças.

Prevenindo Anemia:

1.  Amamente seu filho. Para os bebês o leite materno é considerado um alimento muito importante contra a anemia  por deficiência de ferro. 

2.  Prefira alimentos ricos em ferro (carnes vermelhas, principalmente fígado, rim, coração, peixes e leites enriquecidos com ferro).
3.  Entre os alimentos de origem vegetal, prefira os folhosos verde escuros (exceto espinafre) como agrião, couve, cheiro-verde, taioba, as leguminosas (feijões, fava, grão-de-bico, ervilha, 
lentilha), grãos integrais ou enriquecidos, nozes e castanhas, melado de cana-de-açúcar, rapadura e açúcar mascavo.
4.  Associe o consumo das hortaliças acima com as frutas ricas em vitaminas C (caju, goiaba, laranja, kiwi, mexerica, acerola, limão) para melhorar a absorção do ferro nelas contido.
5.  Como sobremesa dê preferência para as frutas.
6.  Procure beber água nos intervalos das refeições

Anemia e a falta de Nutrientes

Consulte o Nutricionista!


Fonte: http://www.cfn.org.br