Dia 20 de março inicia-se o outuno.O clima começa a esfriar, como se fosse uma preparação para o inverno, deixando a estação mais quente, o verão para trás, dando inicio a um ar mais gelado e seco, com o sol mais fraco, folhas de arvores no chão, e mais amareladas também, o nosso guarda roupa muda de roupas leves e frescas do verão, para casacos mais quentes, botas, a moda se supera a cada estação e a outono/inverno é a mais esperada, são essas as características do outono, que antecede o inverno.

Como tornar esses dias de frio, mais animados, menos preguiçosos, que da vontade de ficar só em casa de baixo dos cobertores, uma época muito calórica. As pessoas mudam de habito, passam a freqüentar lugares fechados, aumentando o risco de epidemias de gripe, trazendo problemas para a pele também, ela resseca muito mais nas épocas de frio do que no calor, a umidade do ar diminui, por isso temos que evitar tomar aqueles banhos super quentes, e deixar a pele sempre muito hidratada, abusando dos óleos corporais, que ajudam a pele a manter a umidade.

A alimentação deve ser rica em legumes , verduras, frutas, e muita água, beber muito liquido muito importante para manter o corpo hidratado por inteiro, sucos naturais e chás, para variar. Não deixe de se exercitar, pois é nessa época que se consome mais calorias e também é a que mais gasta, com o frio o corpo produz mais energia para se manter aquecido por isso que comemos mais, antes de qualquer exercício o mais importante é o alongamento, as articulações ficam frias, por isso o ideal é se aquecer antes de exercícios.
     

É no outono também que começa a fase dos alimentos bem quentes, para esquentar o corpo. É nesse momento que se consome muita sopa. Elas são excelentes para a saúde. Principalmente aquelas com muitas verduras e legumes.
Outros alimentos bem-vindos para essa época do ano são alho, arroz integral, cebola, cenoura, couve-flor, damasco, gengibre, inhame, maçã, pera e repolho. Eles fazem bem para o funcionamento dos pulmões e do intestino. Use sua imaginação para preparar cada um deles da melhor maneira.