Caillou é um desenho animado infantil sobre um garoto de quatro anos de idade dotado de uma imaginação extremamente fértil.

Caillou (Ruca, na versão portuguesa) mora com seus pais e sua irmã de dois anos de idade, a Rose (Mousseline na versão original francesa).

O personagem não tem nenhuma doença, apenas o câncer, segundo a autora, quando ela ainda estava escrevendo o livro. Caillou era um bebê com leucemia, e para que não fosse difícil das crianças o reconhece-lo, colocando cabelo, resolveram deixar ele o resto da série careca, para ficar mais fácil de reconhece-lo, já que o desenho foi feito para crianças de sete anos.

É exibido no Brasil pelo Discovery Kids e também pela TV Cultura até 2007, atualmente é exibido pelo Canal Futura.Em Portugal é exibido por cabo pelo Canal Panda e em sinal aberto pela RTP2.

O seriado infantil, lançado em 1997, é baseado nos livros escritos por Christine L’Heureux e ilustrados por Hélène Desputeaux. Os primeiros episódios foram animados em animação tradicional na Coréia do Sul, porém os últimos episódios foram feitos em flash no Canadá.