HP se divide em duas empresas para tentar recuperar fôlego no mercado

A empresa norte-americana Hewllet-Packard Co., com sede em Palo Alto, na Califórnia, anunciou esta semana que deu continuidade a uma negociação que já tinha sido iniciada discretamente meses atrás com a Comissão de Valores Imobiliários dos EUA e pavimentou oficialmente o caminho para divisão da empresa em duas: HP Inc. e Hewllet Packard Entrerprise.

Segundo a própria HP, em breve serão liberadas para o público e investidores declarações prospectivas sobre a nova marca, que deve inicialmente concentrar esforços em vender apenas PCs e impressoras. 

A decisão de dividir a empresa partiu de sua atual CEO, Meg Whitman, após praticamente uma década com receita em declínio, escândalos corporativos e mudanças bruscas na gestão. A própria Whitmann declarou que a maior rival da HP se tornou a própria HP, graças a quantidade de negócios em que estavam envolvidos, e, em praticamente nenhum deles, atingindo a liderança de vendas e prestação de serviços. 

“Precisávamos ser menores, mais ágeis, precisávamos ser mais focados”, disse ela. “E nós precisávamos de uma estrutura de capital para cada empresa pudesse prosseguir com liberdade para seus objetivos de venda”, disse Whitmann.

Dividir uma empresa com mais de 300 mil funcionários em 170 países e 600 locais diferente não é tarefa fácil: o esforço financeiro da companhia vai bater na casa dos US$ 1,8 bilhão. Por isso a empresa trabalha desde o ano passado na segmentação de seus principais setores, entidades corporativas, sistemas de computadores e contas bancárias.



Fonte: Olhar Digital