O Morro da Antena, em Chapecó, na região Oeste de Santa Catarina, foi escolhido por uma equipe técnica para a instalação do novo radar meteorológico do estado. O local foi definido pelas condições de acesso, energia e por não oferecer bloqueio para o sinal do equipamento operar.
A decisão parte de um estudo feito por profissionais da Defesa Civil de Santa Catarina, do Centro Nacional de Monitoramento de Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e do Instituto Meteorológico do Paraná (Simepar).

“Alguns pontos nas cidades de Xavantina, Vargeão e Chapecó foram analisados antes da definição,” relata o gerente de monitoramento e alerta, Frederico Rudorff.
Agora, começa a fase de desapropriação do terreno e de elaboração do edital para licitação que permitirá adquirir o radar meteorológico. Esta tecnologia servirá para suprir as necessidades meteorológicas de Santa Catarina e também do Paraná.
“Com o equipamento teremos quase 100% do território catarinense coberto por radares meteorológicos,” diz o secretário de estado da Defesa Civil, Milton Hobus.

De acordo com a Defesa Civil, até o início de 2016, deve estar concluído o processo licitatório e deve ser definida a empresa que instalará o radar meteorológico. A instalação, de acordo com a assessoria da pasta, é um processo rápido, o mais burocrático consiste na licitação, quando empresas podem recorrer da decisão inicial e pode levar tempo.
A secretaria evita mencionar valores no que se refere à aquisição do aparelho, já que o período da economia é de oscilação do dólar e há grande oferta de tecnologia no exterior, mas a expectativa é de um investimento semelhante ao feito para adquirir o radar de Lontras, em torno de R$ 10 milhões.