torcida_chapecoense07_get

Os nove jogos da última rodada do Campeonato Brasileiro terão uma série de homenagens à Chape. O clube catarinense perdeu jogadores, comissão técnica e dirigentes no acidente de avião que matou 71 pessoas na Colômbia na semana passada. A CBF decidiu repetir nas partidas do próximo domingo o protocolo que será adotado na decisão da Copa do Brasil, entre Grêmio e Atlético-MG.

Além disso, cada time está liberado pela confederação para fazer sua própria homenagem.  Os clubes que quiserem usar a camisa da Chapecoense terão que pedir autorização para a CBF – como acontece no caso dos terceiros uniformes, por exemplo. Até esta terça-feira, nenhum clube havia feito tal solicitação.

O jogo entre Chapecoense e Atlético-MG não será realizado. Os dois times aceitam perder por WO, o que equivale a derrota por 3 a 0. A CBF também pretende fazer homenagens aos profissionais de comunicação que morreram na Colômbia.

– Antes do jogo, as bandeiras da Chapecoense, do Brasil e da Colômbia serão levadas ao gramado, além das bandeiras dos dois times que se enfrentam;

– As crianças que entram com os times vestirão uma camiseta branca com os dizeres “Força, Chape”;

– O minuto de silêncio terá os dois times no círculo central, e um clipe com imagens da Chape será exibido nos telões;

– Os árbitros e os times usarão o escudo da Chapecoense em seus uniformes; alguns clubes estudam usar uniformes especiais.

Além das homenagens programadas pela CBF, haverá uma ação conjunta dos outros clubes da Série A. Cada um terá na sua camisa um trecho do hino da Chapecoense. Justamente o trecho que diz:

– Ó glorioso verde que se expande. Entre os estados, tu és sempre um esplendor. Nas alegrias e nas horas mais difíceis. Meu furacão, tu és sempre um vencedor.

Os clubes ainda farão uma caixa especial com uma camisa de cada um, formando todo o trecho. A caixa será leiloada, com valor revertido para a Chapecoense.